sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lixo Eletrônico - O que fazer?

A questão do lixo eletrônico deveria ser vista com urgência, visto os grandes males que podem provocar a todas as formas de vida na terra. O projeto de lei busca tratar de um dos grandes problemas deste século, ou seja, a produção desenfreada de lixo eletrônico (informática, celulares, eletrodomésticos, etc.). Se a lei for aprovada, os estados e municípios deverão elaborar planos de gestão de resíduos e as empresas produtoras de eletrônicos terão de incluir em seus planejamentos a gestão ambiental.
Mas para que essa questão, realmente tenha resultados progressivos, é necessário contar com a consciência e o envolvimento das pessoas. Há necessidade de projetos que alertem, esclareçam a população acerca das consequencias desastrosas que isso produz e as façam refletir e transformar suas atitudes para o bem de todos.
Já se sabe de ONGs, fabricantes e operadoras de telefonia envolvidos nessa tarefa de receber o lixo e dar a devida solução; ou desmontam e retiram as peças que poderão reaproveitar e reciclam as demais que se tornarão outros objetos/produtos ou então consertam os aparelhos e destinam a instituições carentes.
A tarefa que nos cabe é destinar aquilo que não se aproveita mais, que chamamos de lixo, nos locais adequados para as pessoas certas. Fica o alerta.

1 comentários:

Elisângela Ribas disse...

Olá Iolanda, adorei teu texto e teu apelo para a urgência de ações... Lamentável que a lei ainda não tenha sido aprovada, será que precisamos de mais 20 anos???

bj

Postar um comentário